

PRAIAS

Como a ilha é relativamente pequena, ir de carro
é a melhor forma de conhecer tudo. Aqui estão
as nossas preferidas:
1. Jan Thiel Beach
Distância de Jan Thiel: É a praia do hotel do
nosso casamento e a mais próxima de quem vai
ficar nas imediações.
Acesso: Pago (cerca de 3 USD por pessoa que não está hospedada no Papagayo).
Por que gostamos: Extremamente conveniente para quem vai ficar na região e não pretende sair de carro. Tem boa estrutura, restaurantes e ambiente animado.

2. Playa Piskado (Playa Grandi)
Distância de Jan Thiel: Aproximadamente 50 minutos de carro (fica do outro lado da ilha).
Acesso: Praia pública (gratuita).
O que há de especial: É onde você pode ter a experiência inesquecível de nadar com tartarugas marinhas bem de pertinho. Sabe aquela sensação de estar no Discovery Channel? É por aí! O melhor horário para nadar com as tartarugas é no início da manhã, geralmente entre 8h e 10h. Nesse período, a praia costuma estar menos movimentada e as tartarugas são atraídas pelos restos de peixe descartados pelos pescadores locais, o que aumenta a chance de encontrá-las em maior número.

3. Grote Knip (Kenepa Grande)
Distância de Jan Thiel: Cerca de 45–50 minutos de carro.
Acesso: Praia pública (gratuita)
Por que é imperdível: Na nossa opinião, é uma das melhores praias de Curaçao e uma das mais lindas que já visitamos em qualquer lugar do mundo. Visual de cartão-postal: água cristalina, areia branquinha e aquele clima de paraíso. Fica pertinho de Piskado.

4. Cas Abao
Distância de Jan Thiel: Em torno de 40 minutos de carro.
Acesso: Pago (aprox. 6 USD por carro, mas pode
variar conforme a época).
Destaque: Mar calmo e perfeitamente cristalino, ótimo para relaxar e praticar snorkel sem grandes correntes, com uma boa infraestrutura local de serviços.

5. Playa Porto Mari
Distância de Jan Thiel: Aproximadamente
45 minutos de carro.
Acesso: Pago (cerca de 3 USD por pessoa).
Por que ir: É a praia que aparece no nosso “save the date”! Basta subir no mirante do estacionamento para ver o local de onde tiramos a foto que inspirou o trabalho da artista. Linda, tranquila e com um recife de coral acessível para snorkel bem perto da areia

6. Kokomo Beach
Distância de Jan Thiel: Aproximadamente 30
minutos de carro.
Acesso: Geralmente gratuita.
Carinha de Instagram: Tem um balanço e um letreiro no mar que rendem fotos incríveis.

7. Blue Bay
Distância de Jan Thiel: Cerca de 25 minutos de carro.
Acesso: Pago (valor costuma girar em torno de 8 USD por pessoa, pois fica dentro de um condomínio privado).
Diferenciais: Exclusiva, ambiente mais reservado e
perfeito para snorkel direto da praia. O clima é de
resort, com espreguiçadeiras e estrutura de bar
com seleção boa de comida.

8. Mambo Beach
Distância de Jan Thiel: Aproximadamente 10
minutos de carro.
Ponto alto: É praticamente um shopping à beira-mar, cheio de lojas, bares e restaurantes. Ótimo para quem quer comer, beber e curtir um som sem sair do calçadão.

9. Tugboat Beach
Distância de Jan Thiel: Cerca de 15 minutos de carro.
Acesso: Geralmente, gratuita, mas às vezes cobram valor simbólico de consumação.
Por que ir: Não é exatamente uma praia, mas sim um acesso ao mar escondidinho cujo ponto alto é snorkel. Tom cavalo-marinho embaixo do píer e muita vida marinha em torno de um barquinho naufragado que dá nome ao local. Surreal para quem ama mergulho! Tem um barzinho no local que aluga equipamento de snorkel.

10. Klein Curaçao
Distância de Jan Thiel: Cerca de duas horas de barco.
Acesso: Tem que contratar empresa para fazer o transporte.
Por que ir: É uma ilhota deserta ao sudeste de Curaçao, acessível apenas por barco. O destino recompensa o trajeto com águas incrivelmente límpidas e praias de areia fininha, sem qualquer acesso a internet. Lugar perfeito para descomprimir e recarregar as próprias baterias. Além da possibilidade de scuba e snorkel, lá também é possível visitar um antigo farol abandonado e explorar os restos de um navio encalhado, dando um tom de aventura ao cenário paradisíaco.

Atenção que, mesmo que a praia seja gratuita, quase sempre se cobra pelo uso de cadeiras e guarda-sol da praia. E essa lista não é exaustiva e nem necessariamente reflete as melhores opções disponíveis, mas apenas a nossa experiência pessoal. Portanto, vale a pena pesquisar as dezenas de outras opções que não listamos.
Todas as praias que sugerimos em Curaçao ficam no “lado de dentro” da ilha, que fica na direção do continente, resultando em águas mais calmas e pouquíssimas ondas. Já o lado “de fora” é banhado pelo mar aberto, com ondas mais fortes e menos áreas de areia, geralmente procurado por quem gosta de paisagens selvagens.